Raquel Varela (1978) é historiadora.

Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais e investigadora do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projecto internacional In the Same Boat? Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010).

Foi coordenadora do projecto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono.

É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). É neste momento Presidente da International Association Strikes and Social Confl icts. É coordenadora de A Segurança Social é Sustentável. Trabalho, Estado e Segurança Social em Portugal (Bertrand, 2012) e Quem Paga o Estado Social em Portugal? (Bertrand, 2012).

É autora e coordenadora de mais de uma dezena de livros sobre o Portugal Contemporâneo.

É membro do Board of Trustees do ITH-International Conference of Labour and Social History (Viena, Áustria).

É membro da Asociacíon Historiadores del Presente. Os seus artigos estão publicados em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica como Revista Brasileira de História, Hispania, XX Century Communism, Revolutionary Russia, Historia del Presente, Revista Espacio, Tiempo y Forma, Análise Social.