José Ruy nasceu na Amadora em Maio de 1930. Cursou Artes Gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, e frequentou habilitação a Belas Artes. Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicado 81 álbuns, 50 dos quais em banda desenhada, com destaque para Os Lusíadas, Aristides de Sousa Mendes, Humberto Delgado e História da Amadora, e também em língua mirandesa, Ls Lusíadas, João de Deus e Mirandés. Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em O Cavaleiro Andante e Selecções BD. Editou e dirigiu a 2.ª série do jornal O Mosquito.

O rigor na investigação e a qualidade dos seus trabalhos têm sido apreciados de norte a sul do país, com múltiplas homenagens e a atribuição de 26 prémios.

Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil. Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome foi atribuído a uma escola e a uma avenida.

Sete dos seus livros, publicados na Âncora Editora, são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

 

Livros publicados na Âncora Editora:

Almeida Garret e a Cidade Invicta

Amarante - A Heróica Defesa da Ponte

Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto (Plano Nacional de Leitura)

Carolina Beatriz Ângelo - Pioneira na Cirurgia e no Voto

Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação - adaptada em Banda Desenhada (Plano Nacional de Leitura)

História da Amadora - Levem-me nesse Sonho

Humberto Delgado - O General sem Medo (Plano Nacional de Leitura)

João de Deus, A Magia das Letras - edição em português (Plano Nacional de Leitura) | João de Deus, La Magie de Las Letras - edição em mirandês

Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos

Os Lusíadas - edição em português (Plano Nacional de Leitura) | Ls Lusíadas - edição em mirandês

Mataram o Rei!... Viva a República

Mirandês - História de uma Língua e de um Povo - edição em português (Plano Nacional de Leitura) | Mirandés - Stória Dua Lhéngua i Dun Pobo - edição em mirandês 

O Juíz de Soajo

Pêro da Covilhã e a Misteriosa Viagem (Plano Nacional de Leitura)