Afonso de Melo trabalhou, colaborou e escreveu, a grosso ou a retalho, para a Soberania do Povo, Semanário, O Liberal, O Século, O Jornal, A Bola, O Jogo, O Comércio do Porto, A Capital, Record Dez, Focus, Vida Mundial, Jornal de Letras, Atlântica, Privado, O Benfica, suplemento Fugas do Público.
Foi correspondente em Portugal do France Football, do espanhol As e do jornal polaco Reczespospolita, bem como colaborador das revistas japonesas Soccer Hiyo e Sportiva2. Durante o Campeonato do Mundo de 2002, foi colunista do jornal Aajkaal, de Calcutá. Foi durante muitos anos fornecedor de matérias para a Grande Enciclopédia Portuguesa-Brasileira.
Fez parte do Gabinete de Imprensa do Euro 2004, como Media Relations Manager, e assessor de Imprensa para a Selecção A de futebol durante o Euro 2004 e o Mundial 2006. Recentemente foi o director-editorial de Jornada. Colaborador da BenficaTV. É actualmente Redactor-Principal nos jornais i e Sol.
Tem cerca de 30 livros publicados, sete dos quais com a chancela Âncora Editora: Sabiá na Gaiola; Uma Sombra Laranja-Tigre; 1966 – Homens com pressa; Tira o Cavalo da Frente!!!; O Outro Nome que a Vida Pode Ter...; Chovia como se o Céu Doesse e Se Tivesse Sido Eu a Inventar Deus.