Loading...

Maria Fernanda Guimarães

Maria Fernanda Guimarães

Frequentou o Curso Superior de Turismo, tendo desempenhado funções de 1.ª Técnica em diversas agências de viagens e, pontualmente, as de chefe de agência, na cidade de Lisboa.

Foi colaboradora da Cátedra de Estudos Sefarditas de Alberto Benveniste, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo participado no Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses – Mercadores e Gente de Trato, com direção científica de A.A. Marques de Almeida.

Em parceria com a Dra. Carla Vieira e a Dra. Susana Bastos, é coautora no estudo Um Tefilah, manuscrito por si encontrado num processo da inquisição de Lisboa.

Colaborou no Jornal Terra Quente, sendo responsável, na área da investigação, pela página “Caminhos Nordestinos de Judeus e Marranos”.

Presentemente participa no jornal Nordeste onde é igualmente responsável, na área da investigação, pela página dedicada ao estudo das comunidades cristãs-novas de Trás-os-Montes.

Desempenha as funções de researcher assistant para Richard George Henriquez, arquiteto residente em Vancouver, cujos ascendentes originários de Miranda do Douro remontam ao século XVI.

É ainda coautora, em parceria com António Júlio Andrade, de vários livros e outras publicações em revistas.


Livros publicados na Âncora Editora: