Loading...

Porfírio Silva

Porfírio Silva (n. 1961) é Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo de Aveiro nas listas do Partido Socialista. 
É membro efetivo da Comissão de Educação e Ciência (onde é coordenador dos deputados socialistas) e da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. 
É vice-presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar da CPLP. É membro do Secretariado Nacional do Partido Socialista. 

Licenciado e mestre em Filosofia, doutorou-se em Epistemologia e Filosofia a das Ciências, em 2007, com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano.
É colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica, onde o seu trabalho de investigação mais recente se centra no tema das sociedades artificiais e no papel social dos robôs. 

Publicou anteriormente Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais (Âncora, 2011), E agora, Esquerda? (Âncora, 2015). Noutras editoras publicou A Filosofia da Ciência de Paul Feyerabend (Piaget, 1998), A Cibernética: Onde os Reinos se Fundem (Quasi, 2007), Podemos matar um sinal de trânsito? Um divertimento político-filosófico acerca da profundidade do quotidiano (Esfera do Caos, 2012), Caderno de Tóquio (Esfera do Caos, 2015). Estreou-se na publicação de poesia, em 2013, com Monstros Antigos (Esfera do Caos).

Porfírio Silva

Livros publicados na Âncora Editora: