João Pereira de Lemos nasceu em Vilar – Aveiro – em 1932. Durante 40 anos foi desenhador-projectista de máquinas de construção naval, civil, minas e obras portuárias, e pintor de azulejos. Colabora ou colaborou em seis jornais e na Rádio Moliceiro. Foi premiado dez vezes em concursos literários e onze em fotográficos.

O seu livro Antónia – António – Antónia, heroína aveirense em Mazagão foi adaptado ao teatro pelo dramaturgo Dr. Jaime Gralheiro e exibido durante 19 espectáculos pelo C.E.T.A. (Centro Experimental de Teatro de Aveiro).

Democrata, membro da Assembleia de Freguesia da Glória-Aveiro, foi agredido pela Polícia de Choque durante o II Congresso da Oposição Democrática, em 1973, e durante um comício, em 1976, quando foi parar ao hospital.

Sindicalista e membro de três comissões de trabalhadores, foi aluno de Gervásio Aleluia, Júlio Sobreiro e Porfírio de Abreu.

Foi condiscípulo dos artistas Manuel Bandarra, várias vezes premiado em São Paulo, Brasil, de seu irmão, Jeremias, e do barrista Zé Augusto. Tem pinturas a óleo nos EUA, Canadá, Alemanha e Chipre, e é membro da A.D.E.R.A.V (Defesa do Património) e da Aveiro-Arte.

Foi dirigente desportivo e treinador de futebol de equipas femininas e masculinas.

 

Livros publicados na Âncora Editora:

Fernando de Oliveira (1507-1585)